O Campus INOV Contacto 2022 centrou-se no tema "A vida na Água – ODS 14 – A Preservação do Oceano". O evento foi enriquecido pela presença e partilha de visão de várias personalidades de reconhecido mérito, culminando num extraordinário sucesso.
O INOV Contacto é um programa de estágios internacionais, criado pela AICEP Portugal Global em 1997, para formar talento português, apoiar a internacionalização das empresas e promover a imagem de Portugal no mundo.
O webinar “A Indústria 4.0 na Economia do Mar”, realizou-se nos dias 19 e 21 de janeiro, no âmbito do projeto INOVSEA. A gravação das apresentações está disponível online.
O Relatório da Jornada COOPERAR na Economia do Mar inclui a caracterização e contactos das entidades participantes; o texto resumido das suas apresentações; e as conclusões do evento.
Temos a oportunidade de ser parte da mudança e a missão de a assumir. Há muito para fazer no mundo da economia azul: a economia do mar sustentável e regenerativa – pelo planeta, pelas pessoas, pela prosperidade.
A Conferência 2022 World of Shipping Portugal – An International Research Conference on Maritime Affairs, realiza-se nos dias 27 e 28 de janeiro em formato online.
Por todo o mundo existem estratégias e planos para desenvolver a economia do mar. Importa investir em conhecimento e capacidade de liderança, preparando pessoas para agir e fazer acontecer.
O projeto INOVSEA irá realizar uma jornada no dia 11 de novembro, dedicada às redes de cooperação na economia do mar. O evento inclui ações de networking e conta com um painel de 19 oradores.
A Jornada INOVAR na Economia do Mar, realizada no passado dia 9 de outubro, foi um sucesso. Pode agora saber tudo sobre o evento, quem esteve presente, o que aconteceu, e o que foi dito por cada um dos 24 oradores.
O Instituto Claro do Brasil convidou-nos a clarificar o que é a economia azul e que desafios e oportunidades existem para o planeta e para os cidadãos.
A economia do mar/economia azul vai crescer por via dos novos usos e atividades emergentes – urbanista marinho, operador de drones, engenheiro de fabricação aditiva, ou operador remoto de navios autónomos – são profissões que já existem e que se tornarão comuns nos próximos anos.
O plano de ação INOVSEA inclui um sistema operativo azul, uma análise da atualidade e futuro da economia do mar, 16 medidas de ação transversais agrupadas em 9 domínios, e um cronograma de implementação SMART*.
O projeto INOVSEA irá realizar uma jornada no dia 9 de outubro, dedicada às redes de inovação na economia do mar. O evento inclui ações de networking e conta com um painel de oradores notável. A sessão de encerramento será conduzida pelo Ministro do Mar.
Praticar surf em piscinas de ondas é já realidade. Vários fabricantes multiplicam instalações, revelando a maturidade das tecnologias e a viabilidade financeira dos projetos.
Os portos e o transporte marítimo constituem atividades tradicionais da economia do mar. Porém, têm potencial para se tornarem setores agregadores de atividades económicas emergentes.
Portugal tem um vasto potencial para o aproveitamento de energia renovável marinha, estando em desenvolvimento várias iniciativas para promover o investimento nesta área.