INOVSEA realiza jornada de inovação na economia do mar

O projeto INOVSEA irá realizar uma jornada no dia 9 de outubro, dedicada às redes de inovação na economia do mar. O evento inclui ações de networking e conta com um painel de oradores notável. A sessão de encerramento será conduzida pelo Ministro do Mar.

Fórmula da inovação no plano de ação INOVSEA

Fórmula da inovação no plano de ação INOVSEA

A jornada INOVAR é um evento colaborativo que promove a inovação e a transferência de conhecimento no âmbito da economia azul, explorando o potencial das redes de inovação e a cooperação empresarial e inter organizacional.

A iniciativa será animada por especialistas, juntando empresas das várias fileiras da economia do mar; entidades do sistema científico e tecnológico; e responsáveis nacionais pela promoção da inovação. Serão ainda apresentados vários casos de estudo e será eleita a empresa com a distinção “Mais inovadora”.

As jornadas de inovação são abertas à comunidade e vão decorrer em modo híbrido (presencial e online). Apesar da possibilidade de visualização remota, recomenda-se a participação presencial devido ao efeito potenciador do networking.

A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória. O programa detalhado do evento encontra-se disponível na plataforma de inscrição.

SOBRE O EVENTO

A jornada INOVAR realiza-se no dia 9 de outubro, nas instalações da Incubadora Mar e Indústria, na Figueira da Foz. O evento tem início às 9h00 e final previsto para as 19h00, estando organizado em quatro blocos, cada um deles focado em fileiras específicas da economia do mar.

O programa inclui a realização de 19 apresentações, por especialistas de entidades de relevância reconhecida, cada uma delas com a duração de 10 minutos. As apresentações estarão focadas no espírito das jornadas de inovação, ou seja, irão abordar temas de claro valor para a comunidade e para o desenvolvimento da economia do mar.

Neste sentido, em cada apresentação deverão ser oferecidas respostas às seguintes questões:

  • O que está a entidade a fazer em termos de inovação e/ou internacionalização;

  • Qual o grau de colaboração com o sistema de ensino ou a indústria;

  • Qual o fenómeno disruptivo mais ameaçador;

  • De que forma a atividade desenvolvida pode impactar, ou impacta, nas empresas da economia do mar;

  • Quais as principais dificuldades sentidas no desenvolvimento da atividade; e

  • Quais os planos da entidade, em termos de inovação, para o futuro próximo.

1 Jornada 800x451.png


SOBRE O PROJETO INOVSEA

Promovido pela Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC) e pela Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz (ACIFF), o projeto INOVSEA promove a inovação e a competitividade na economia do mar das regiões costeiras do Alto Minho e Baixo Mondego, visando a valorização sustentável do potencial económico dos recursos do mar de ambas as regiões.

A inovação, o conhecimento e as redes de cooperação são as peças centrais do projeto INOVSEA. Neste contexto, é potenciada a interligação das empresas a centros de conhecimento e de ciência, através da definição de um ecossistema de inovação que possa apoiar e agilizar o crescimento da economia do mar. O ecossistema de inovação é constituído por um segmento científico que inclui entidades de ensino, universidades e instituições de investigação; e por um segmento institucional que inclui associações, clusters, fundações, municípios e entidades públicas.

É ainda promovida a aproximação a entidades com recursos e competências específicas, nomeadamente incubadoras, centros tecnológicos, redes de empresas e de internacionalização, fontes de capital e habitats de captação de talento.

Focalização

O projeto INOVSEA foca-se em cinco fileiras da economia do mar das duas regiões, nomeadamente a (1) pesca, aquicultura, transformação e comercialização dos seus produtos; (2) construção, manutenção e reparação naval; (3) portos, transporte e logística; (4) recreio, desporto e turismo; e (5) novos usos e recursos do mar (energias renováveis marítimas e biotecnologia azul).

O projeto tem como objetivos estratégicos (1) dinamizar o respetivo tecido empresarial; (2) aumentar a geração de valor acrescentado e o emprego qualificado; (3) aumentar a capacidade de inovação; (4) promover o desenvolvimento de atividades emergentes; e (5) apoiar a internacionalização e captação de investimento.

INOVSEA 800x475.png


ESTRATÉGIA E PLANO DE AÇÃO INOVSEA

O projeto INOVSEA preconiza, entre outras atividades, a definição de uma estratégia para as regiões costeiras, a qual inclui a elaboração de um plano de ação para a economia do mar, para apoiar o posicionamento estratégico de cada uma das fileiras e para antecipar oportunidades de negócio e de cooperação.

O plano de ação tem como pano de fundo a análise ao conjunto de iniciativas relevantes, que têm vindo a ser desenvolvidas no âmbito da economia do mar, estando alinhado com a Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030 e iniciativas internacionais, nomeadamente das Nações Unidas e da União Europeia.

O plano de ação foi publicado em julho de 2021. Foi posteriormente submetido a um processo de consulta pública, visando consensualizar as prioridades de desenvolvimento a concretizar pelos vários setores de atividade, num horizonte de curto a médio prazo.

Estrutura do plano de ação

O plano de ação INOVSEA inclui três partes:

Sistema operativo azul, uma base de conhecimento fundamental e transversal a todas as fileiras da economia do mar preconizadas, a qual constitui uma plataforma e linguagem que todos os atores deverão ter em conta, para que possam visionar a análise prospetiva e maximizar os objetivos de cada medida de ação apresentada;

Análise prospetiva transversal e análise prospetiva especializada, para cada uma cinco fileiras da economia do mar referidas, em termos da sua relevância e dinâmica recente, do seu posicionamento no contexto nacional e europeu, das prioridades de políticas que se lhes aplicam e dos seus desafios e perspetivas para o futuro;

Medidas de ação orientadoras e específicas, abrindo caminho para o desenho de projetos e programas de implementação. As medidas de ação são apresentadas em dois grandes grupos:

(1) medidas de ação transversais a todos os setores da economia do mar; e

(2) medidas de ação específicas por fileira.

Algumas medidas têm objetivos de criação de resultados a curto e médio prazo, exigindo menor investimento e tempo de preparação, focando-se em iniciativas geradoras de valor e de emprego. Outras medidas têm objetivos estruturais, fomentando a criação de resultados sustentáveis a médio e a longo prazo, focando-se no investimento em pessoas e talento, os verdadeiros motores das iniciativas de inovação, o suporte da vitalidade das empresas e da economia.


“Um plano de ação é como um mapa – oferece um ponto de partida e faz-nos sentir menos perdidos”

Carter Mercher


IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO PARA A ECONOMIA DO MAR

A inovação é uma palavra-chave nas estratégias internacionais e nacionais, sendo considerado o principal agente de mudança para que se alcancem o crescimento e sustentabilidade necessários, que a sociedade, o ambiente e a economia precisam.

Apesar de normalmente associarmos o conceito de inovação ao desenvolvimento de novos produtos, a inovação pode ser aplicada a processos, marketing e estruturas organizacionais. Em comum, sabemos que a inovação não nasce no conforto, antes na inquietude. Sabemos também que não existe inovação se a mesma não for útil e sustentável.

Conforme referido previamente, a inovação, o conhecimento e as redes de cooperação são as peças centrais do projeto INOVSEA. Neste contexto, é potenciada a interligação das empresas a centros de conhecimento e de ciência, através da definição de um ecossistema de inovação, que inclui entidades de ensino, universidades, instituições de investigação, associações, clusters, fundações, municípios e entidades públicas. No seu âmbito, é ainda promovida a aproximação a entidades com recursos e competências específicas, nomeadamente incubadoras, centros tecnológicos, redes de empresas e de internacionalização, fontes de capital e habitats de captação de talento.

Dada a importância deste tema, merecem destaque alguns conceitos, estratégias e plataformas relacionados com inovação, conhecimento e redes de cooperação, as quais se apresentam de seguida.

Energia do oceano (Orbital Marine Power - O2 turbine - https://orbitalmarine.com/)

Energia do oceano (Orbital Marine Power - O2 turbine - https://orbitalmarine.com/)

Inovação aberta versus inovação fechada

Segundo o Guia de Inovação Aberta*, "inovar é uma maneira de crescer e de ter mais eficiência". Acrescenta ainda que:

“Por mais moderna e relevante que uma companhia seja, não vai conseguir reunir todas as melhores condições para inovar sozinha. Isso porque o conceito tradicional de inovação – em que as pesquisas e o desenvolvimento de produtos e serviços são realizados internamente – limita as empresas aos seus próprios recursos e não explora o potencial que o ecossistema de inovação pode promover.”

A inovação fechada é baseada na visão de que as inovações são desenvolvidas pela própria organização, desde a geração de ideias ao desenvolvimento e marketing, estando o processo fechado e isolado do exterior.

A inovação aberta (open innovation) olha para o exterior e procura a colaboração entre empresas, start-ups, indivíduos, organizações e entidades, na criação de novos produtos e serviços. Entre as suas vantagens destacam-se: (1) a redução do tempo de desenvolvimento; (2) a redução de custos; (3) a criação de novos mercados; a diminuição de riscos; (4) a geração de ideias e de conhecimento; (5) o alargamento das perspetivas; (6) a promoção de networking; e (7) a democratização do acesso ao conhecimento.

Graus de inovação

Também de acordo com o Guia de Inovação Aberta referido, a inovação diferencia-se em três tipos:

Inovação Incremental: Consiste numa série de pequenas melhorias ou atualizações feitas nos produtos, serviços, processos ou métodos existentes. São inovações sustentáveis que ajudam as organizações a permanecerem no mercado, mas não geram necessariamente um grande impacto.

Inovação Radical: É um processo complexo, não um evento discreto. Normalmente propõe uma abordagem diferente para o crescimento de um negócio e envolve um grande avanço tecnológico. Ao invés da empresa lutar por uma quota de mercado, ela explora novos horizontes e transforma a indústria, frequentemente criando uma nova unidade de negócio.

Inovação Disruptiva: Trata-se de um processo em que uma tecnologia, produto ou serviço atual é transformado ou substituído por uma solução inovadora superior. O impacto dessa inovação é de tal dimensão, que promove uma disrupção num mercado já existente e acaba por gerar mudanças no comportamento de consumo do público em geral.


CASOS DE ESTUDO EM APRESENTAÇÃO

A jornada INOVAR contará com a apresentação de 3 casos de estudo de inovação nacionais, que se evidenciam – de acordo com as definições apresentadas previamente – pelo seu grau de inovação aberta, radical e até mesmo disruptiva.

Projeto Karapau

O projeto Karapau afirma-se como uma “plataforma que junta pescadores e consumidores”, oferecendo “peixe fresco na sua cozinha” e procurando “garantir ao consumidor as melhores práticas ao longo de toda a cadeia de distribuição agilizando a relação comercial entre os pescadores e os seus clientes.”

Revela um carácter disruptivo na indústria da pesca dado que altera o atual paradigma do setor, permitindo que os pescadores possam vender o produto da pesca diretamente aos clientes/ consumidores, sem intermediários. Desta forma o pescador deixa de estar dependente/ refém do modelo atual de venda do pescado.

O projeto Karapau revela um elevado potencial em termos sociais, melhorando a vidas dos pescadores e incrementando a atratividade da indústria em termos de emprego. Contribui também para a distribuição de pescado mais fresco, contribuindo para a saúde e satisfação dos clientes. A plataforma tem registado uma sólida adesão de pescadores e de clientes / consumidores, revelando a sua importância, a viabilidade do projeto e o seu contributo para assegurar uma pesca mais sustentável e uma retribuição mais justa e equitativa ao esforço de pesca.

Ericeira WSR+10

O projeto Ericeira WSR+10 é promovido pelo Ericeira Surf Clube (ESC) com o apoio da Câmara Municipal de Mafra. Tem como objetivo geral promover a saúde através da prática de desportos sustentáveis nas comunidades, por via da sensibilização para a importância dos desportos ao ar livre, no âmbito de uma comunidade ambientalmente sustentável.

Tem ainda como objetivos específicos (1) compreender o impacto do surf na Ericeira; (2) promover a sensibilização para a criação de comunidades desportivas sustentáveis; e (3) desenvolver uma comunidade surfista assente em práticas sustentáveis.

O projeto inclui conferências, formação, estudos científicos e a elaboração de um estudo do impacto ambiental, social e económico da Reserva Mundial de Surf na Ericeira (RMSE), celebrando o seu 10º aniversário. O principal evento conta com a presença de cerca de 200 representantes oriundos de 10 países. As conclusões alcançadas serão úteis para outras regiões nacionais e internacionais, onde se verifica intensa atividade de surfing ou que poderão vir a registar o crescimento exponencial ocorrido na Ericeira nos últimos dez anos.

Sun Concept - Solar Boat Builders

A Sun Concept é uma empresa de construção naval especializada no desenvolvimento, fabricação e comercialização de embarcações electro solares, um conceito inovador sob todas as perspetivas.

A Sun Concept focaliza-se no fabrico de embarcações de recreio e profissionais (turismo e pesca) com propulsão electro solar, oferecendo embarcações com eficiência técnica e ambiental superior – sem derramar óleos nas águas em que navegam; sem produzir fumos de escape que prejudiquem o ambiente; sem provocarem poluição sonora; e sem consumirem combustíveis fósseis.

As embarcações Sun Concept oferecem uma eficiência técnica e ambiental superior, não existindo à data, numa escala mundial, um outro estaleiro que tenha apresentado produtos semelhantes, especialmente se atendido o fator de relação preço/qualidade.

LIGAÇÕES

Programa detalhado e inscrição na jornada INOVAR

Consultar Estratégia e Plano de Ação INOVSEA

* Guia de Inovação Aberta

Texto: Álvaro Sardinha | EconomiaAzul