Álvaro Sardinha irá apresentar o tema “Economia Azul – O posicionamento de Portugal na nova Economia do Mar”, em sessão de capacitação com a duração de 1 hora.
A ECONOMIAAZUL foi convidada a participar no Campus INOV Contacto 2022, com uma sessão de capacitação dedicada à importância do Oceano para a sustentabilidade do planeta; para o desenvolvimento da economia; e para o sucesso das carreiras profissionais. Álvaro Sardinha – fundador da ECONOMIAAZUL e coordenador do Programa de Liderança em Economia Azul (PLEA) – será o orador.
O INOV Contacto é um programa de estágios internacionais, criado pela AICEP Portugal Global em 1997, para formar talento português, apoiar a internacionalização das empresas e promover a imagem de Portugal no mundo.
O programa INOV Contacto é dirigido a jovens com formação superior e entidades que queiram reforçar as suas equipas de internacionalização. Foca-se no desenvolvimento de competências internacionais através da integração em empresas e organizações de referência, em estágios remunerados com a duração de 6 a 9 meses.
O programa INOV Contacto envolve atualmente mais de 1 280 empresas/instituições nacionais e estrangeiras, dinamiza uma rede informal de cerca de 6 000 participantes e assume-se como um projeto inovador na formação de jovens qualificados e vocacionados para carreiras internacionais, ao mesmo tempo que promove de forma efetiva a internacionalização da economia portuguesa.
O programa INOV Contacto constitui uma oportunidade para jovens até aos 29 anos que tenham interesse em obter experiência profissional no estrangeiro, na sua área de formação. Para concorrer basta apresentar certificado de habilitações (licenciatura/mestrado integrado), certificado de inglês e CV Europass.
Campus INOV Contacto
A 25ª edição do programa de estágios internacionais INOV Contacto terminou o prazo de candidaturas em outubro 2021, tendo sido selecionados cerca de 200 jovens. O programa inicia-se no mês de janeiro com a realização do Campus INOV Contacto. Este evento tem a duração de 3 dias e consiste numa formação dinâmica em várias disciplinas ligadas à internacionalização – uma formação intensiva antes dos estagiários viajarem para os destinos. Realiza-se entre 24 e 26 de janeiro num formato híbrido (remoto e presencial), a partir do auditório da Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa.
Nos dias 24 e 25 decorrem eventos digitais com sessões de formação, debates e trabalhos de grupo:
Dia 24 será dedicado a temas relacionados com competências sociais e profissionais;
Dia 25 será dedicado a temas relacionados com Portugal no mundo: desafios, empreendedorismo e comunicação.
Dia 26 realiza-se um evento presencial que contará com a participação de elementos do governo e personalidades públicas, com destaque para Augusto Santos Silva (Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros); Luís Castro Henriques (Presidente da AICEP); Filipa Cardoso (Diretora Marketing Digital do Turismo de Portugal); Manuel Couto Miranda (Diretor do Pavilhão de Portugal na Expo Dubai); Miguel Ribeirinho (DELTA Cafés Head of International Business Development); Mara Santos (Associação Girl Move); Filipe de Botton (LOGOPLASTE); Ana Casaca (GALP Global Head of Innovation); Isabel Gorjão Santos (Jornalista); Natália Costa (Head of Wellbeing at Skin at Heart); Francisca Guedes de Oliveira (Administradora AICEP); Luís Araújo (Presidente do Turismo de Portugal); e Eurico Brilhante Dias (Secretário de Estado da Internacionalização).
Neste dia serão ainda apresentados e avaliados os trabalhos de grupo dos jovens participantes. Serão também revelados os destinos de cada um dos estágios.
Participação ECONOMIAAZUL
A intervenção de Álvaro Sardinha irá ocorrer no dia 25 de janeiro, entre as 14h00 e 15h00, debruçando-se sobre o tema “Economia Azul – O posicionamento de Portugal na nova Economia do Mar”.
Pretende-se capacitar os participantes com ferramentas de literacia do oceano e promover a sua consciencialização de que vivemos em plena década do oceano, naquele que é considerado o século azul.
A economia azul – a economia do mar sustentável – revela um elevado potencial de desenvolvimento, sendo vastas as oportunidades de emprego, inovação e investimento. É também reconhecida a importância do oceano para a sustentabilidade do planeta. A economia do mar evolui assim para a economia azul, a qual promove o crescimento económico em paralelo com o progresso e a prosperidade, reconhecendo a importância das pessoas e da natureza.
A perceção dos factos apresentados pode ser muito relevante para o desenvolvimento das carreiras dos estagiários e para a inovação nas empresas e entidades onde irão ser integrados.
PROGRAMA 3 DIAS