🌐 Economia azul para líderes

Capacitar líderes para a economia azul é um projeto desafiante e ambicioso. Porém, absolutamente necessário. Em particular para um país como Portugal, em que mais de 97% do seu território se encontra coberto por água do mar e cuja Zona Económica Exclusiva (ZEE) equivale a 18,7 vezes o Portugal “terrestre”.


A 9ª edição do Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul (PLEA) realiza-se em novembro. Orientado para atuais e futuros líderes, o programa transmite conhecimento fundamental e visão ampliada – sobre conceitos, dinâmicas, atividades e cadeias de valor – potenciando a inovação e o sucesso em projetos e investimentos azuis.

Os participantes no Programa PLEA assimilam um sistema operativo azul (blueOS), um vocabulário azul completo que lhes permite ver 360º com clareza e decidir com confiança, reduzindo o risco – uma licença de "condução" azul – para gerir uma equipa ou região; avaliar um investimento; implementar um projeto; e/ou construir uma carreira.

SÉCULO AZUL E DÉCADA DO OCEANO

O século XXI é conhecido como o Século Azul, dado o potencial de crescimento da economia azul sustentável e as vastas oportunidades que oferece, em termos de investimento e criação de emprego qualificado. A economia azul sustentável é um vetor fundamental para a diversificação da geração de riqueza e para o desenvolvimento de organizações, regiões e países.

A economia azul foca-se no desenvolvimento sustentável e regenerativo. Abrange todos os espaços aquáticos e atividades económicas relacionadas com o oceano, mares, costas, lagos, rios e águas subterrâneas.

A economia azul inclui atividades económicas tradicionais, como a pesca, a aquacultura e as indústrias de processamento; o transporte marítimo; as instalações portuárias e a logística; as infraestruturas e obras marítimas; a construção e manutenção naval; o turismo costeiro e o turismo náutico; o desporto e a cultura; e o ensino, formação e investigação científica.

Inclui também atividades económicas emergentes, como as energias renováveis no oceano (eólica) e do oceano (ondas; marés; outras); a biotecnologia marinha (biocombustíveis, recursos genéticos, farmacêuticos); a vigilância marítima, a captura e sequestro de carbono, entre várias outras. Cada uma destas atividades enfrenta desafios associados à descarbonização, digitalização e economia circular, oferecendo simultaneamente vastas oportunidades para inovação e empreendedorismo.

O Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul (PLEA) inspira-se nos três grandes pilares do desenvolvimento sustentável – social, económico e ambiental – estando perfeitamente alinhado com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas; com os 10 Desafios estabelecidos pela IOC-UNESCO para a Década do Oceano; com as 5 Dimensões dos Objetivos de Desenvolvimento Interior (ODI); com os Modelos Económicos Circulares e Regenerativos; e com a moldura de investimento sustentável ESG (Environment, Social, Governance).

PROGRAMA MODULAR

O Programa Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul (PLEA) oferece o conhecimento e as ferramentas fundamentais para potenciar o aproveitamento económico, social e ambiental do oceano e dos recursos aquáticos – promovendo a economia azul sustentável. Os conteúdos apresentados estão estruturados em 21 módulos, cada um dos quais desenvolve vários tópicos relacionados:

  1. Economia azul 3.0

  2. Política e estratégia do mar

  3. Economia azul na UE

  4. Poluição marinha

  5. Alterações climáticas

  6. Desenvolvimento sustentável

  7. Economia circular e regenerativa

  8. Direito do mar

  9. Direito marítimo

  10. Ordenamento do espaço marítimo

  11. Regulação de zonas costeiras

  12. Turismo azul sustentável

  13. Energias renováveis oceânicas

  14. Disrupção – criar o futuro

  15. Literacia do oceano e do clima

  16. Ensino e investigação azul

  17. Pessoas e inovação

  18. Liderança e comunicação

  19. Modelo de desenvolvimento

  20. Benchmarking para desenvolver

  21. Estratégia e plano de ação

DESTINATÁRIOS

O Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul é particularmente relevante para:

  • Organizações: empresas públicas e privadas; municípios; gabinetes de estratégia; associações; sociedades de advogados; organizações não governamentais (ONG); fundos de investimento; instituições de ensino; órgãos de imprensa;

  • Profissionais do setor público: administradores, executivos de câmaras municipais; assessores; diretores de departamento; técnicos superiores;

  • Profissionais do setor privado: administradores; executivos; gestores; responsáveis de planeamento; investidores; consultores; advogados; jornalistas; empreendedores;

  • Ensino e formação: Investigadores, professores e estudantes.

DATAS E LOCAL

A 9ª edição do Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul (PLEA) realiza-se em Lisboa, nos dias 19, 20, 21 e 22 de novembro.

GUIA DO PROGRAMA PLEA

Solicite o Guia do Programa PLEA – documento de apresentação com informação detalhada – seguindo a ligação abaixo.