Os Açores recebem o Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul (PLEA) em outubro, numa edição organizada pela Escola do Mar dos Açores (EMA), em colaboração com o Centro de Competência em Economia Azul (C2EA).
As malas estão feitas e a viagem preparada – seguimos para os Açores já em outubro. A missão é clara e objetiva – capacitar talento e ajudar a dinamizar a economia azul no território – identificando caminhos de desenvolvimento económico, inclusivo e sustentável.
AÇORES, CAPITAL DA ECONOMIA AZUL
O Arquipélago dos Açores é composto por nove ilhas, situadas em pleno Atlântico Norte. Política e administrativamente, constituem a Região Autónoma dos Açores, com três capitais localizadas nas cidades de Ponta Delgada (principal e administrativa), da Horta (legislativa) e de Angra do Heroísmo (eclesiástica).
As ilhas do arquipélago foram divididas em três grupos geográficos: o Grupo Oriental, composto por Santa Maria e São Miguel, o Grupo Central integra as ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial, e o Grupo Ocidental constituído pelas ilhas Corvo e Flores. Os Açores, juntamente com os arquipélagos da Madeira, Canárias e Cabo Verde definem a região biogeográfica da Macaronésia, designação que significa “ilhas afortunadas”, para quem as habita e quem as visita.
A Zona Económica Exclusiva (ZEE) dos Açores tem uma área aproximada de 1 000 000 km², representando 55% da ZEE portuguesa e cerca de 15% da ZEE europeia.
A grande dimensão desta área e a valiosa biodiversidade marinha que a caracteriza, em paralelo com o posicionamento geográfico do arquipélago, constituem um imperativo para o investimento na economia azul sustentável.
ESCOLA DO MAR DOS AÇORES
A Escola do Mar dos Açores desempenha um papel fundamental na formação e qualificação de profissionais especializados no setor marítimo, contribuindo para a valorização da economia azul.
Para cumprir a sua missão, a Escola do Mar dos Açores desenvolve dinâmicas de ações colaborativas com alianças estratégicas, em atividades que incluem a construção e reparação naval, a náutica de recreio, a pesca e aquacultura, os portos e logísticas de transporte, o processamento e transformação do pescado, e a promoção da literacia do oceano.
A Escola do Mar dos Açores, tem vindo a afirmar-se a nível nacional e internacional, resultado da visão da sua equipa de liderança e do empenho dos seus colaboradores. A organização do Programa PLEA nos Açores irá contribuir para a capacitação de talento local, evitando a deslocação ao continente e reduzindo assim a pegada ecológica da iniciativa.
SOBRE O PROGRAMA PLEA
Orientado para atuais e futuros líderes, o Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul (PLEA) transmite conhecimento fundamental e visão ampliada sobre conceitos, dinâmicas, atividades e cadeias de valor, potenciando a inovação e o sucesso em projetos e investimentos azuis.
Visão 360º
Os participantes no Programa PLEA assimilam um sistema operativo azul (blueOS), um vocabulário azul completo que lhes permite ver 360º com clareza e decidir com confiança, reduzindo o risco – uma licença de "condução" azul – para gerir uma equipa ou região; avaliar um investimento; implementar um projeto; e/ou construir uma carreira.
Programa modular
Os conteúdos apresentados no Programa PLEA estão estruturados em 21 módulos, cada um dos quais desenvolve vários tópicos relacionados:
Economia azul 3.0
Política e estratégia do mar
Economia azul na UE
Poluição marinha
Alterações climáticas
Desenvolvimento sustentável
Economia circular e regenerativa
Direito do mar
Direito marítimo
Ordenamento do espaço marítimo
Regulação de zonas costeiras
Turismo azul sustentável
Energias renováveis oceânicas
Disrupção – criar o futuro
Literacia do oceano e do clima
Ensino e investigação azul
Pessoas e inovação
Liderança e comunicação
Modelo de desenvolvimento
Benchmarking para desenvolver
Estratégia e plano de ação
Destinatários
O Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul (PLEA) é particularmente relevante para:
Organizações: empresas públicas e privadas; municípios; gabinetes de estratégia; associações; sociedades de advogados; organizações não governamentais; fundos de investimento; instituições de ensino; órgãos de imprensa;
Profissionais do setor público: administradores, executivos de câmaras municipais; assessores; diretores de departamento; técnicos superiores;
Profissionais do setor privado: administradores; executivos; gestores; responsáveis de planeamento; investidores; consultores; advogados; jornalistas; empreendedores;
Ensino e formação: Investigadores, professores e estudantes.
Networking
Os participantes no Programa de Especialização PLEA são provenientes de vários países de língua portuguesa, registando percursos académicos e profissionais únicos. A partilha da sua visão e experiência enriquecem o evento, sendo potenciado o estabelecimento de parcerias e conexões de elevado valor acrescentado.
PROGRAMA PLEA – Próximas edições
AÇORES, outubro 2024 | *** Esgotado ***
LISBOA, novembro 2024 | Inscrições abertas AQUI