A conferência focará as potencialidades do oceano e do Surfing, enquanto ferramentas de promoção da sustentabilidade ambiental, social e económica.
A Conferência EWSR & Sustentabilidade procura consciencializar o público em geral, praticantes de desportos de outdoor e poder político sobre algumas das várias dimensões que envolvem o conceito da sustentabilidade e gerar reflexão sobre a respetiva aplicação na Reserva Mundial de Surfing da Ericeira.
Ao longo do ano de 2021, o Ericeira Surf Clube tem vindo a implementar o projeto EriceiraWSR+10 que visa celebrar os 10 anos da atribuição de Reserva Mundial de Surf à Ericeira, através do reforço da relação entre o surfing e a sustentabilidade. São várias as atividades levadas a cabo no contexto do projeto, entre as quais um ciclo de conferências destinado à relação entre a Reserva Mundial de Surf e as temáticas do território, economia, turismo, desporto e atividade física, e sustentabilidade.
Após a realização das conferências dedicadas ao Território a 3 de junho; à Economia a 30 de junho; ao Turismo a 28 de julho; e ao Desporto a 23 de Setembro. É agora vez da conferência dedicada à Sustentabilidade, que terá lugar no próximo dia 10 de novembro.
Álvaro Sardinha, fundador e CEO da EconomiaAzul, irá participar no evento abordando o tema “A sustentabilidade começa em cada um de nós – é tempo de mudar comportamentos". Na sua apresentação serão destacados os seguintes temas:
Desafios da sustentabilidade;
Relação produção e biodiversidade;
Pilares da sustentabilidade na economia azul;
Oceano e clima sem fronteiras;
COP26 e ODS – medidas de curto prazo;
Duas tragédias e uma doença; e
Soluções.
Conferência EWSR & Sustentabilidade
Data: 10 de novembro 2021
Local: Auditório da Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva (Rua Mendes Leal 13, 2655-305 Ericeira)
Regime: Híbrido (Presencial + transmissão on-line); transmissão via web na rede de social media do Ericeira Surf Clube e da Mafra TV.
AGENDA
9:00 – 9:30
EWSR+10 Acolhimento
9:30 – 9:40
Boas Vindas. Apresentação da Sessão de Trabalho
Miguel Toscano, Diretor da Área de Inovação e Redes Colaborativas do Ericeira Surf Clube
09:40 – 10:00
Line up: A Perspetiva Europeia para o Desenvolvimento Sustentável
Maria Graça Carvalho, Deputada ao Parlamento Europeu do Grupo PPE; Vice-Presidente da Comissão de Pescas (PECH); Membro titular do Comité de Indústria, Pesquisa e Energia (ITRE); Membro Titular da Comissão dos Direitos da Mulher e Igualdade de Género (FEMM) e da Comissão Especial de Inteligência Artificial na Era Digital (AIDA).
10:00 – 11:20
Heat 1 – O potencial da Literacia do Oceano
• Raquel Gaspar – OceanAlive
• Miguel Blanco – Pro-Surfer
• Maria Cristina Antunes – United by the Sea
• Nuno Vasco Rodrigues – Biólogo Marinho | Fotógrafo subaquático
Moderador: Miguel Pedreira, Jornalista especialista em Surfing da Sport TV
11:20 – 11:30: Surf-Break
11:30 – 13:00
Heat 2 – Produção e Biodiversidade
• Álvaro Sardinha – EconomiaAzul
• Rita Sá – Oceano ANP/WWF Portugal
• Joana Lia Ferreira – Conservação de Património em Plástico e Sustentabilidade, FCT NOVA
• Bárbara Maurício – ONGA ZERO
• David Camocho – Design para a Sustentabilidade | Economia Circular, LNEG/IADE
Moderador: João Valente, Jornalista especialista em Surfing da FUEL TV
13:00 – 14:30: Almoço
14:30 – 14:40
Lineup – EWSR: O Início, a perspetiva da AABC
Tiago Matos – Associação dos Amigos da Baia dos Coxos (AABC)
14:40 – 16:00
Heat 3 – Surfing: educação, eventos e carga
• Ana Vaz – CM Mafra
• João Fonseca Ribeiro – CEO Blue Geo Lighthouse
• Rute Grilo Martins – CinTurs
• Ricardo Nogueira Mendes – Biólogo | Investigador CICS NOVA | NOVA FCSH
Moderador: Miguel Pedreira, Jornalista especialista em Surfing da Sport TV
16:00 – 16:15 Surf-Break
16:15 – 17:35
Heat 4 – A Reserva no presente a olhar o futuro
• Juanma Murua – Murua Consulting
• Carlos Pereira da Silva – CICS NOVA | NOVA FCSH
• Joaquim Casado – Ex-presidente Junta Freguesia da Ericeira
• António Abreu – UNESCO Chair Biodiversity safeguard for Sustainable Development
Moderador: João Valente, Jornalista especialista em Surfing da FUEL TV
17:35 – 17:45
Lineup – EWSR: O Início, a perspetiva da SOS
Pedro Bicudo – Professor Física IST | Presidente SOS
17:45 – 18:00
Reserva Mundial de Surf da Ericeira
Hélder Sousa Silva, Presidente da Câmara Municipal de Mafra
18:00 – 18:15
Encerramento da Conferência
Miguel Toscano, Direção de Inovação e Redes Colaborativas do Ericeira Surf Clube
Sobre o projeto Ericeira WSR+10
O projeto Ericeira WSR+10 é promovido pelo Ericeira Surf Clube (ESC) com o apoio da Câmara Municipal de Mafra. Tem como objetivo geral promover a saúde através da prática de desportos sustentáveis nas comunidades, por via da sensibilização para a importância dos desportos ao ar livre, no âmbito de uma comunidade ambientalmente sustentável.
Tem ainda como objetivos específicos compreender o impacto do surf na Ericeira; promover a sensibilização para a criação de comunidades desportivas sustentáveis; e desenvolver uma comunidade surfista assente em práticas sustentáveis. O projeto inclui conferências, formação, estudos científicos e a elaboração de um estudo do impacto ambiental, social e económico da Reserva Mundial de Surf na Ericeira (RMSE), celebrando o seu 10º aniversário. O principal evento contou com a presença de cerca de 200 representantes oriundos de 10 países.
As conclusões alcançadas serão úteis para outras regiões nacionais e internacionais, onde se verifica intensa atividade de surfing ou que poderão vir a registar o crescimento exponencial ocorrido na Ericeira nos últimos dez anos.
A Reserva Mundial de Surf da Ericeira é a única existente no continente europeu, integrando uma rede global sob a tutela da Save the Waves Coalition, associação internacional que criou o programa das World Surfing Reserves com o objetivo de preservar e promover regiões costeiras com ondas de qualidade ímpar, as respetivas paisagens e ecossistemas.
Ericeira Surf Clube
O Ericeira Surf Clube desenvolveu um modelo holístico em que a prática desportiva de surf ocupa o centro, agregando em torno o valor económico, social, ecológico e humano, com impacto no desenvolvimento sustentável; no desenvolvimento da inovação e empreendedorismo; no desenvolvimento de competências; e no desenvolvimento social.
A sua atividade centra-se nos pilares ambiental, social, económico e desportivo, que se convertem em projetos assentes nos vetores socializar, empreender, valorizar, preservar e reinvestir.
O pilar desportivo assume particular importância, tendo o clube um vasto histórico no desenvolvimento de talento de nível internacional;
No pilar ambiental, a grande preocupação é manter a qualidade e a biodiversidade dos ecossistemas para as gerações vindouras;
No pilar social procuram-se promover estilos de vida saudáveis e uma sociedade inclusiva.
Para tudo isto é fundamental integrar as empresas através do pilar económico: surf é o mercado primário, mas é também mercado de turismo e mercado de economia local. É fundamental que as empresas evoluam de modelos afastados das preocupações ambientais e sociais, para modelos de cidadania empresarial.