A sustentabilidade começa em cada um de nós. Começa hoje! 💙🌎

A 26ª edição da conferência de negociações climáticas globais – conhecida por cimeira do clima ou COP26 – já começou!


Tal como o oceano, o clima não tem fonteiras, merecendo o cuidado e o carinho de todos, sem exceção.

Conheça as quatro prioridades para manter a saúde do nosso planeta – os quatro objetivos da Cimeira do Clima (COP26). Saiba como pode contribuir para estas metas: as alterações climáticas não são um problema dos outros – existe apenas um planeta que nos liga a todos – a sustentabilidade começa em cada um de nós.


A 26ª edição da conferência de negociações climáticas globais – conhecida por cimeira do clima ou COP26 – já começou!

COP significa Conferência das Partes (Conference of the Parties). Partes é a designação atribuída aos países, regiões ou entidades signatárias de um Tratado ou Convenção.

COP26 refere-se à 26ª edição da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas, de 1992 (United Nations Framework Convention on Climate Change UNFCCC). Este ano a COP realiza-se em Glasgow, no Reino Unido. Teve início em 31 de outubro e prolonga-se até 12 de novembro, reunindo milhares de pessoas – delegados do governo, personalidades, empresas e media.

Esta importante Convenção agrega atualmente 197 Partes (196 países e a UE), tendo sido adotada em 1992 e entrado em vigor em 1994. É dedicada à cooperação internacional sobre as alterações climáticas, sendo a COP o principal órgão de tomada de decisão para a implementação da Convenção e instrumentos de acompanhamento, como o Acordo de Paris de 2015 (COP21).

Para garantir o sucesso da COP26, é necessário atingir 4 metas:

  1. Mitigação

  2. Adaptação

  3. Finanças

  4. Colaboração

🌎 Mitigação: Garantir a neutralidade carbónica em 2050, mantendo a meta de 1,5 °C ao alcance

Cada país deve apresentar metas ambiciosas de redução de emissões até 2030, que se alinhem com o alcance de zero emissões líquidas até 2050. Para cumprir essas metas, os países precisarão de:

  • acelerar o phase-out do carvão;

  • reduzir a desflorestação;

  • acelerar a mudança para veículos elétricos;

  • incentivar o investimento em energias renováveis.

🌎 Adaptação: Proteger comunidades e habitats naturais

O clima já está a mudar e assim continuará mesmo com a redução das emissões. É fundamental capacitar e incentivar os países afetados pelas mudanças climáticas a:

  • proteger e restaurar ecossistemas;

  • construir defesas, sistemas de alerta e infraestruturas e agricultura resilientes para evitar a perda de casas, meios de subsistência e de vidas.

🌎 Finanças: Mobilizar finanças

Para cumprir as duas primeiras metas, os países desenvolvidos devem cumprir a promessa de mobilizar pelo menos US $ 100 biliões em financiamento climático por ano.

As instituições financeiras internacionais devem colaborar no objetivo de libertar os triliões de financiamento dos setores público e privado, necessários para garantir as zero emissões líquidas a nível global.

🌎 Colaboração: Cooperar para alcançar os objetivos

Trabalhar em conjunto para enfrentar os desafios da crise climática. É fundamental:

  • finalizar o Paris Rulebook (regras detalhadas que tornam o Acordo de Paris operacional);

  • acelerar as ações para enfrentar a crise climática por meio da colaboração entre governos, empresas e a sociedade civil.


Travar as alterações climáticas

Os efeitos das alterações climáticas são devastadores para a sociedade e para o planeta. Entre os mais graves destacam-se os eventos meteorológicos extremos; a destruição de ecossistemas e a redução da biodiversidade; o aumento do nível da água do mar; e o impacto negativo no oceano. Todos eles contribuindo para mais fome, doenças, migrações e desigualdades sociais.

Tempo de mudança de comportamentos

A sustentabilidade começa em cada um de nós. As grandes mudanças que procuramos, que precisamos e que o planeta exige, resultam das pequenas ações e decisões do dia a dia. Estão ao nosso alcance e não precisam de bla bla bla, estratégias e planos de papel, ou imposição por governança e instituições ineficazes.

Vivemos tempos fantásticos em que as "formigas" têm megafones. Tempos em que podemos dizer NÃO ao consumo de futilidades – que alimentam linhas de produção e logística global, animadas com energia de combustíveis fósseis sufocantes; linhas de produção que consomem recursos até à exaustão e extinção – que poluem o planeta e destroem a biodiversidade, ameaçando a saúde e a vida das pessoas, dos solos, das florestas, dos rios e do oceano.

A sustentabilidade começa em cada um de nós. Começa hoje! 💙🌎