Após várias edições em Lisboa, Matosinhos e Luanda, o Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul (PLEA) chega ao Rio de Janeiro.
Brasil, Nação Azul
O Brasil é, tal como Portugal, uma Nação Azul, à qual não falta ambição para construir uma economia azul sustentável, promovendo o desenvolvimento económico; a regeneração e o equilíbrio ambiental; e a equidade social.
Em 1992, a cidade do Rio de Janeiro acolheu a Rio-92, Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, também conhecida por Cimeira da Terra. Nesta importante Conferência, foram adotadas duas Convenções estratégicas (RIO Conventions) para o futuro do Planeta:
Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (United Nations Framework Convention on Climate Change UNFCCC); e
Convenção sobre Diversidade Biológica (Convention on Biological Diversity CBD).
Vinte anos depois, a cidade do Rio de Janeiro acolheu a Rio+20, afirmando a economia azul assente nos pilares de sustentabilidade económica, ambiental e social, reconhecendo a importância de um oceano saudável e resiliente para o futuro do planeta e da humanidade. Esta Conferência marcou também o início do processo de desenvolvimento da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
RIO 2030
Em 2022, foi lançada a iniciativa RIO2030, uma plataforma que ativa, mobiliza e engaja atores sociais como o governo, o setor privado, a academia e a sociedade civil, na elaboração e implementação de soluções referentes aos desafios da Agenda 2030. A plataforma cria modelos escaláveis e replicáveis para outras cidades do mundo, a partir do Estado do Rio de Janeiro, entendendo que a resposta para os desafios da sustentabilidade está na integração do conhecimento e da capacidade de agir de toda a sociedade.
A iniciativa RIO2030 expressa que "o desenvolvimento sustentável se faz na prática e que grandes mudanças só se concretizam quando atuamos em conjunto e integrados: sociedade civil organizada, academia, organizações internacionais, setores empresarial e público. É agindo em conjunto que definiremos o futuro da humanidade."
GREEN RIO 2023
A cidade do Rio de Janeiro é novamente palco global no domínio da sustentabilidade, com a organização da 11ª edição do GREEN RIO, que se realiza entre 31 de agosto e 2 de setembro, no Centro de Convenções da Marina da Glória. O GREEN RIO é um evento de negócios, inovação e pesquisa em bioeconomia, economia verde e economia azul, incluindo exposição, palestras e conferências.
Entre as várias iniciativas do evento, merecem particular destaque as seguintes, diretamente relacionadas com economia azul:
31 de agosto – 5ª feira
16:00 / 18:00 – Workshop Economia Azul, Bacias e Baías
Promoção: Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade – SEAS
Abertura e Moderação: Ana Asti, SEAS
1ª Mesa – 16:00 / 17:15 – Painel Economia Azul e Cultura Oceânica
Juliette Lassman – OCDE
Nina Braga – Osklen e Instituto E
Renato Regazzi – Sebrae RJ
Prof. Marcos Bastos – UERJ / Oceanografia
Renata Ramalhosa – Beta-i
Álvaro Sardinha – Centro de Competência ECONOMIA AZUL
2ª Mesa – 17:15 / 18:00 – Painel Baías e Bacias
Dave Nemazie – Maryland Bay – EUA
Carlos Martins – Águas de Portugal
Otávio Cunha e Amanda Ithala – Instituto Rio Metrópole
Sérgio Magalhães – Arquiteto e Urbanista
01 de setembro – 6ª feira
14:00 / 15:45 – Economia do Mar para as Micros e pequenas empresas – Estratégias e Oportunidades
Promoção: SEBRAE RJ
Apresentação da estratégia de atuação das micro e pequenas empresas da economia do mar da Baia de Guanabara (Sebrae)
Apresentação da Economia do Mar na Marina da Glória, Flamengo e Paquetá
Apresentação da Economia do Mar Magé e Guapimirim
Apresentação da Economia do Mar Ilha do Governador
Apresentação da Economia do Mar Niterói
Inovação Mar Sustentável (BlueTech) – Barreira Flutuante
Inovação Mar Sustentável (BlueTech) – Algas para a reprodução da pegada de carbono
Inovação Mar Sustentável (BlueTech) – Bioeconomia do Mar Cosméticos
Modelo de Empreendedorismo Azul para Praia – Sanca Azul
Estratégia para a Inovação Azul
SOBRE O PROGRAMA PLEA
O Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul (PLEA) tem um objetivo claro: potenciar o aproveitamento económico, social e ambiental do oceano e recursos aquáticos, de forma sustentável, através da capacitação de pessoas com o conhecimento e as ferramentas fundamentais.
Para alcançar este objetivo foi desenvolvido um programa curricular holístico, que inclui a abordagem aos pilares do direito e da economia do mar; a caracterização dos setores de atividade tradicionais e emergentes; a identificação de desafios e oportunidades; a partilha de boas práticas de planeamento, gestão e inovação; e a visão das atuais e futuras carreiras profissionais relacionadas com o oceano.
O Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul (PLEA) inspira-se nos três grandes pilares do desenvolvimento sustentável – social, económico e ambiental – estando perfeitamente alinhado com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas; com os 10 Desafios estabelecidos pela IOC-UNESCO para a Década do Oceano; com os Modelos Económicos Circulares e Regenerativos; e com a Moldura ESG (Environment, Social, Governance).
Sistema Operativo Azul (blueOS)
Os participantes no Programa de Especialização PLEA assimilam um Sistema Operativo Azul (blueOS), um vocabulário azul completo que lhes permite ver 360º com clareza e decidir com confiança – uma licença de "condução" azul – para gerir uma equipa ou região; avaliar um investimento; implementar um projeto; e/ou construir uma carreira.
Networking
Os participantes no Programa de Especialização PLEA são provenientes de vários países de língua portuguesa, registando percursos académicos e profissionais únicos. A partilha da sua visão e experiência enriquecem o evento, sendo potenciado o estabelecimento de parcerias e conexões de elevado valor acrescentado.
Próximas edições do Programa PLEA
RIO DE JANEIRO
Setembro 2023 - Esgotado
LISBOA
6, 7, 8 novembro - inscrições abertas AQUI