Ericeira WSR+10 promove conferência dedicada ao tema Surfonomics - 30 de junho

O projeto Ericeira WSR+10 defende a economia azul nas regiões costeiras, promovendo comunidades saudáveis e sustentáveis através do surfing e atividades ao ar livre.

Ericeira WSR - Convite 800x550.png

2.ª Conferência Internacional EWSR+10 - Surfonomics: Connecting Surfing to Business Knowledge - 30 de junho

O projeto Ericeira WSR+10 defende a economia azul nas regiões costeiras, promovendo comunidades saudáveis e sustentáveis através do surfing e atividades ao ar livre. Inclui conferências, formação, estudos científicos e a elaboração de um estudo do impacto ambiental, social e económico da Reserva Mundial de Surf na Ericeira. O principal evento contará com a presença de cerca de 200 representantes oriundos de 10 países.

O projeto Ericeira WSR+10 é promovido pelo Ericeira Surf Clube (ESC) para celebrar o 10.º aniversário da Reserva Mundial de Surf da Ericeira (RMSE), contando com o apoio da Câmara Municipal de Mafra e de várias outras entidades. O projeto registou o arranque oficial no dia 2 de junho com uma conferência dedicada ao tema do Território.

A 2.ª Conferência do Projeto Ericeira WSR+10 realiza-se quarta-feira dia 30 de Junho.

Nesta conferência serão procuradas respostas para a questão:

"Como potenciar a criação de valor sustentável na economia local protegendo os recursos naturais da Reserva Mundial de Surf da Ericeira?"

A iniciativa, dividida em dois momentos, será realizada num formato misto – entre o presencial e o digital, com transmissão pelo Facebook do Ericeira Surf Clube e da Mafra.TV, e do canal oficial desta televisão. As portas da Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva abrir-se-ão pelas 13:30 e a conferência terá início pelas 14 horas.

De acordo com Miguel Toscano, responsável pela organização desta conferência, os grandes objetivos da iniciativa consistem em:

“conjuntamente com as marcas e os operadores da fileira da economia do surf local, fazermos um balanço sobre o impacto do surfing na criação de valor para o seu negócio, para a comunidade e para o território, reforçando a centralidade do desporto como alavanca de desenvolvimento económico, social, ambiental e territorial. Mas também queremos, com olhos no futuro, que partilhem a sua visão sobre oportunidades, desafios, apoios que necessitam e qual o caminho que devemos percorrer nos próximos 10 anos para que o processo de desenvolvimento económico seja o mais partilhado possível entre todos e sustentável, com vista a protegermos o património natural, o ecossistema e a biodiversidade marinha da Reserva Mundial de Surf da Ericeira, mantendo as suas características únicas para usufruto das gerações vindouras.”

Ericeira WSR - Oradores 800.png

Primeira parte da Conferência

Na primeira parte da Conferência, que durará cerca de uma hora e meia, irão intervir Hugo Moreira Luís (Vereador da Câmara Municipal de Mafra nas áreas da Gestão Financeira, Gestão do Património Municipal, Licenciamentos e Coordenação com Empresas Locais), Miguel Toscano (Diretor do Departamento de Inovação e Redes Colaborativas do ESC), Patrícia Araújo (Diretora de Marketing e Vendas da BIOSPHERE Portugal), Álvaro Sardinha (Fundador e CEO da EconomiaAzul) e Sandra Silva, Diretora de Serviços de Programação da Direcção-Geral de Política do Mar (DGPM).

Esta primeira parte terá um caráter mais expositivo, permitindo aos oradores apresentarem a sua visão, modelos de intervenção e desafios para 2030, sendo apresentadas e exploradas quatro ideias-chave:

. Reforçar a centralidade do surf no processo de desenvolvimento socioeconómico local e a sua relevância para o desenvolvimento sustentável da RMSE e para o concelho de Mafra como destino turístico sustentável;

. Criar uma cultura de sustentabilidade dentro do ecossistema empreendedor e na comunidade local;

. O poder da inovação e da economia azul para aumentar a capacidade competitiva do ecossistema empreendedor local;

. Estratégia de especialização inteligente e de eficiência coletiva alavancada em parcerias e soluções de financiamento europeu para apoiar os projetos de desenvolvimento sustentável a realizar na economia local e na Reserva Mundial de Surf da Ericeira (RMSE).

Segunda parte da Conferência

Após um “Surf-Break”, será iniciada a segunda parte da conferência, que se desenrolará em duas mesas redondas de reflexão e debate com agentes económicos locais.

Pretende-se fazer um balanço dos últimos 10 anos e obter uma visão de futuro sobre o contributo do Surf para o desenvolvimento económico local e como a marca “Reserva Mundial de Surf da Ericeira” pode ser importante para a criação de mais valor para os negócios, sempre numa perspetiva de inovação contínua com processos de produção mais sustentáveis e matérias-primas endógenas, sem esquecer o desenvolvimento de novas competências e vantagens competitivas com impacto social, humano e, principalmente, territorial com a produção de externalidades positivas no meio-ambiente.

Esta segunda parte da conferência contará com dois “heats” (rondas) de reflexão e discussão, com agentes económicos que representam o ecossistema empreendedor da economia local. O moderador será o jornalista João Valente – JV Contents & Media, fundador da revista SurfPortugal.

Heat 1: “Qual o Contributo das marcas para o Desenvolvimento Sustentável? O Poder Transformador das Marcas”.

Heat 2: “Como criar mais Valor Sustentável na Fileira do Surf Local? A visão dos Operadores Locais”

O primeiro heat será “disputado” por Pedro Soeiro Dias (Director de Marketing da Despomar), Nuno Príncipe (Director de Marketing da Semente Surfboards), José Gregório (Country Manager da Boardriders), Nuno Ribeiro (CEO da Boardculture) e Ricardo Raposo (CEO da Liberty Walk).

O segundo heat contará com a participação, experiência e visão de Alexandre Grilo (CEO da Lapoint Portugal), José Farinha (CEO da Chill Hill Hostels), Eunice Paulo (Directora Geral da Tour One Agência de Viagens) e Daniel Fonseca (Director de Obra da Woodhouses).

Nota final

De acordo com Miguel Toscano, “Será uma tarde plena de partilha que certamente nos vai ajudar a criar visão, a alinhar estratégias numa logica de eficiência coletiva e, espero, mobilizar para a ação com um fim: melhorar, preservar e conservar o património natural e a biodiversidade marinha da Reserva Mundial de Surf para que as gerações futuras possam usufruir das suas características únicas como os seus pais e avós desfrutaram. Juntos por um Surf mais verde, uma comunidade mais ecológica e uma Reserva mais Sustentável!!!”

Participação no evento

O evento tem participação gratuita, estando os lugares presenciais limitados por questões de espaço disponível e segurança sanitária. No entanto, todos poderão participar através da transmissão pelo Facebook do Ericeira Surf Clube e da Mafra.TV, e do canal oficial desta televisão.

As portas da Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva abrir-se-ão pelas 13:30 e a conferência terá início pelas 14 horas.

Programa resumido

2.ª Conferência Internacional EWSR+10 - Surfonomics: Connecting Surfing to Business Knowledge

13:30 – 14:00: EWSR+10 Acolhimento

14:00 – 14:10
Boas Vindas. Apresentação da Sessão de Trabalho.
Miguel Toscano, Diretor da Área de Inovação e Redes Colaborativas do Ericeira Surf Clube

14:10 – 14:25
Abertura da Conferência Ericeira WSR+10 & Economia
Hugo Moreira Luís, Vereador da Câmara Municipal de Mafra

14:25 – 15:45 – Lineup (Vision from Outside)

14:25 – 14:45
Surf, Desenvolvimento Sustentável e Bem-estar: O Modelo Holístico do Ericeira Surf Clube
Miguel Toscano, Diretor da Área de Inovação e Redes Colaborativas do Ericeira Surf Clube

14:45 – 15:05
Construir uma Cultura de Sustentabilidade: A Carta de Compromisso com a Sustentabilidade para a Fileira da Economia do Surf Local.
Patrícia Araújo Diretora de Marketing e Vendas da BIOSPHERE Portugal

15:05 – 15:25
Economia Azul - a Nova Economia do Mar: Pilar de Sustentabilidade para a Reserva Mundial de Surf da Ericeira. Que Oportunidades e Desafios?
Alvaro Sardinha, Founder e CEO da ECONOMIAAZUL

15:25 – 15:45
Como potenciar a criação de Valor através do Programa Crescimento Azul do EEA Grants Portugal?
Sandra Isabel, Diretora de Serviços de Programação da DGPM - Direção-Geral de Política do Mar

15:45 - Surf-Break 1

16:00 – 16:50 – Heat 1
Qual o Contributo das marcas para o Desenvolvimento Sustentável? O Poder Transformador das Marcas.
Pedro Soeiro Dias (Director de Marketing Despomar), @Nuno Príncipe (Diretor de Marketing Semente&Globe Surf Shop), Jose Gregorio (Country Manager Boardriders), Nuno Ribeiro (CEO Boardculture Surfboards), Ricardo Raposo (CEO Liberty Walk).
Moderador: João Valente, JV Contents & Media e Diretor da SURF Portugal Mag

16:50 - Surf-Break 2

17:00 – 17:50 – Heat 2
Como criar mais Valor Sustentável na Fileira do Surf Local? A visão dos Operadores Locais.
Alexandre Grilo (CEO Lapoint Travels Portugal), José Farinha (CEO Chill Hill Hostels), Eunice Paulo (Diretora Geral Tour One Agência de Viagens) e Daniel Fonseca (Diretor de Obra Wood Houses).
Moderador: João Valente, JV Contents & Media e Diretor da Surf Portugal

17:50 – 18:00: Encerramento da Conferência

INFORMAÇÃO ADICIONAL