A iniciativa EconomiaAzul faz parte de um painel de peritos convidados para o 1º Encontro "Economia do Mar – Por Rumos a Navegar", integrando o grupo de trabalho dedicado ao tema "Comunicação, Imagem e Marca".
O Grupo de Trabalho EcoMar XXI, inicia a sua série de Encontros "Economia do Mar – Por Rumos a Navegar" já esta quinta-feira dia 20 de fevereiro. Este Encontro será dedicado ao tema "Visibilidade, Comunicação, Imagem, História Marítima, Artes e Letras".
A iniciativa EconomiaAzul faz parte de um painel de peritos convidados, integrando o grupo de trabalho dedicado ao tema "Comunicação, Imagem e Marca".
O evento terá lugar em dois locais: durante a manhã na Ericeira Business Factory – EBF (com entrada limitada aos membros das sessões de trabalho) e durante a tarde, a partir das 14:00, no auditório da Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva (antigo cinema) - Rua Mendes Leal, Ericeira, aberto ao público em geral.
Este será o primeiro de vários Encontros que irão ser promovidos ao longo de 2020. Com esta iniciativa será revisitado o tema do Hypercluster da Economia do Mar, especificamente o Componente e Objetivo Estratégico "Visibilidade, Comunicação, Imagem e Cultura Marítimas", apresentado na obra escrita por Ernâni Lopes em 2009 (O Hypercluster da Economia do Mar).
A organização destes Encontros tem como objectivo assegurar a integração dos conteúdos produzidos nas várias sessões de trabalho relativas aos eixos estratégicos do Hypercluster do Mar. Assim, tem-se como meta contribuir para a operacionalização de cada eixo através de propostas articuladas e integradas com as restantes sessões.
Das várias iniciativas resultará um relatório final com as conclusões e recomendações de cada Encontro. Tais conteúdos visam contribuir para uma estratégia holística e sustentável para dinamizar a Economia do Mar em Portugal.
A inscrição para o plenário do evento deve ser realizada através do formulário de inscrição. A acreditação para o público em geral começará a partir das 14 horas.
"(...) Conceito de Hypercluster da Economia do Mar (...) Trata-se, assim, de uma abordagem assente numa nova perspectiva, que evidencia a exigência de completar – não de substituir – a abordagem habitual de "o mar na história de Portugal" pela de "o mar no futuro de Portugal", aspirando a que evolua para "Portugal no futuro do mar". (...) a passagem à prática dos esforços relativos ao Hypercluster pressupõe uma concepção inevitavelmente complexa do conjunto e, absolutamente, não na simples justaposição das visões fragmentárias dos seus componentes, exigindo a articulação consciente entre os vectores de economia, sociedade, política e cultura, implicando um processo organizado de concatenação estratégica entre Estado e empresas, aplicando ao campo concreto do Hypercluster a realidade essencial da economia: a formação das estruturas é o resultado, organizado, da composição das estratégias dos actores." (O Hypercluster da Economia do Mar, p. 108-109)