O DIA MUNDIAL DO OCEANO celebra-se todos os anos no dia 8 de junho. Pretende chamar a atenção para a importância dos mares e do oceano na sustentabilidade do planeta e da humanidade.
O oceano, que absorve cerca de 30% das emissões antropogénicas de CO2 e mais de 90% do excesso de calor no planeta, é afetado de forma desproporcional e particularmente dramática pelas alterações climáticas. Como se não bastasse, o oceano é ainda tratado como caixote de lixo da humanidade – 80% do lixo que se encontra no oceano tem origem em terra; 80% deste lixo é plástico. As agressões não param por aqui, multiplicando-se as ameaças aos ecossistemas e à biodiversidade.
Existem limites – é tempo de parar e repensar o caminho que escolhemos; é tempo de estabelecer e respeitar prioridades: um oceano, um clima, um planeta, um futuro comum.
Razão e origem do Dia Mundial do Oceano
O Dia Mundial do Oceano pretende chamar a atenção para a importância dos mares e do oceano na sustentabilidade do planeta e da humanidade. As ações desenvolvidas no Dia Mundial do Oceano procuram consciencializar as pessoas dos impactos das ações humanas no oceano, principalmente através da pesca intensiva e da poluição por resíduos, incluindo o plástico e lixo generalizado, mobilizando a população mundial para a sua conservação.
A celebração do Dia Mundial do Oceano teve origem no Global Forum, um evento paralelo da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (United Nations Conference on Environment and Development UNCED), realizada na cidade brasileira do Rio de Janeiro em 1992 (3 a 14 de junho), evento que ficou conhecido por Cimeira da Terra (Earth Summit), Eco-92 e Rio 92.
A Declaration of Oceans Day foi inspirada num evento organizado no dia 8 de junho de 1992, pelo Oceans Institute of Canada (OIC), onde o conceito “Annual Oceans Day“ foi apresentado pela primeira vez.
Em 2008, o World Oceans Day foi formalmente reconhecido e adotado pelas Nações Unidas, através da Resolução 63/111 (ponto N.º 171) adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 5 de dezembro de 2008.
A história encontra-se muito bem documentada na plataforma OneOceanDay.org e também na plataforma das Nações Unidas.
Dia Mundial do Oceano ou Dia Mundial dos Oceanos?
A tradução para português do termo World Oceans Day, sugere a utilização do termo Dia Mundial dos Oceanos. Porém, existe apenas um oceano que nos liga a todos. Este é, aliás, o primeiro princípio da Literacia do Oceano, reconhecido pela UNESCO.
Em que ficamos? Dia Mundial do Oceano ou Dia Mundial dos Oceanos?
Largue o “S”
Existe apenas um oceano que nos liga a todos. Este é, aliás, o primeiro princípio da Literacia do Oceano, reconhecido pela UNESCO. No entanto é comum ser utilizada a expressão “oceanos”.
Porque devemos largar o “S” e utilizar a designação “oceano”?
Utilizar a designação oceano em detrimento de oceanos, reforça a noção de conexão e de ligação, sublinhando que o que acontece numa parte do oceano também afeta as outras partes (por exemplo a poluição). Existe apenas um oceano que nos liga a todos.
Um só oceano é um fator de união, de responsabilidade partilhada por um “bem” comum. Lembra-nos que “o problema não é do outro” - a falta de saúde do oceano é um problema de todos - todos somos responsáveis por cuidar do oceano;
Se observarmos o planeta em forma planificada (ver imagem abaixo), facilmente concluímos que, embora existam várias regiões ou bacias, existe apenas um oceano, sem quaisquer fronteiras geográficas.
Conheça a explicação deste tema com maior detalhe seguindo as ligações abaixo:
IOC-UNESCO
Drop the S
Drop the S - Vídeo
One Planet, One Ocean: Mobilizing Science to #SaveOurOcean
OceanProtect
Drop the “S” campaign implementing principle one of Ocean Literacy
Várias organizações e até governos, adotaram já a designação World Ocean Day em detrimento de World Oceans Day. Conheça algumas delas:
EU4OCEAN
WorldOceanDay.ORG
Lindblad Expeditions | National Geographic
Marine Stewardship Council (MSC)
GOV.UK
ClimateAction.ORG
Importa ainda sublinhar que a página da ONU dedicada ao Worlds Oceans Day mantém a designação estabelecida na origem da celebração em 2008, mas utiliza o termo ocean nos textos. Também outras estruturas das Nações Unidas utilizam o termo ocean.
World Oceans Day - tema 2023
O tema do Dia Mundial do Oceano para 2023 intitula-se Planet Ocean: Tides are changing (Planeta Oceano: as marés estão a mudar), alertando para a necessidade de colocar o oceano em primeiro lugar, na lista de prioridades para assegurar a sustentabilidade do planeta.
World Oceans Day - tema 2022
O tema do Dia Mundial do Oceano para 2022 intitula-se Revitalization - Collective Action for the Ocean (Revitalização - Ação Coletiva pelo Oceano) e destaca que o oceano conecta, sustenta e apoia a humanidade, alertando que a sua saúde se encontra num ponto de inflexão.
World Oceans Day - tema 2021
O tema do Dia Mundial do Oceano para 2021 intitulou-se The Ocean: Life & Livelihoods (O Oceano: Vida e Subsistência) e procurou destacar o oceano como fonte de vida, sustentando a humanidade e todos os outros organismos no planeta.
Literacia do Oceano
Literacia do Oceano (ou cultura do oceano) significa compreender a importância do oceano para a humanidade; entender a influência do Oceano em nós e a nossa influência no oceano; desenvolver uma relação cívica com o oceano.
As primeiras iniciativas que deram origem à definição do conceito de Literacia do Oceano nasceram nos EUA, em 2002. Na sequência do seu desenvolvimento são hoje reconhecidos sete princípios essenciais:
1. A Terra tem um Oceano global e muito diverso.
2. O oceano e a vida marinha têm uma forte ação na dinâmica da Terra.
3. O oceano exerce uma influência importante no clima.
4. O oceano permite que a Terra seja habitável.
5. O oceano suporta uma imensa diversidade de vida e de ecossistemas.
6. O oceano e a humanidade estão fortemente interligados.
7. Há muito por descobrir e explorar no oceano.
Factos do Oceano
Apesar da sua importância, o oceano é ainda ignorado ou desconhecido por muitos. No entanto, o oceano foi o berço da vida e continua a ser absolutamente fundamental para a sustentabilidade da vida no planeta. Prova suficiente é evidenciada pelos seguintes factos :
A Terra tem (apenas) um oceano global e muito diverso;
Existe apenas um oceano com várias bacias oceânicas;
O oceano cobre aproximadamente 70% da superfície da Terra e contém 97% da água do planeta;
O oceano é um meio mais tridimensional que a parte terrestre do planeta;
O oceano produz pelo menos 50% do oxigénio do planeta;
O oceano absorve cerca de 30% do dióxido de carbono produzido por humanos, amortecendo os impactos do aquecimento global;
O oceano também absorveu mais de 90% do excesso de calor do sistema climático;
Aproximadamente 80% da poluição marinha e costeira tem origem em terra - incluindo escoamento agrícola, pesticidas, plásticos e esgoto não tratado;
Mais de três mil milhões de pessoas dependem da biodiversidade marinha e costeira para a sua subsistência;
A pesca, direta ou indiretamente, emprega mais de 200 milhões de pessoas.
Desafios ambientais do Oceano
De forma simples e direta: o homem é o maior inimigo do oceano.
O atual modelo económico de crescimento contínuo, a crescimento contínuo da população, a concentração de pessoas em grandes centros urbanos e no litoral, a burocracia e a corrupção, são alguns dos principais fatores que ameaçam a sustentabilidade ambiental e social do oceano e do planeta – sem azul não há verde.
Os impactos sobre o oceano manifestam-se em quatro ameaças principais:
🌍 Alterações climáticas, provocando aquecimento, acidificação, aumento do nível da água do mar;
🌍 Lixo marinho, incluindo o plástico;
🌍 Poluição por efluentes industriais e domésticos; resíduos agrícolas; e
🌍 Sobrepesca; pesca ilegal, não reportada e não regulamentada; práticas de pesca destrutivas (como a pesca de arrasto de fundo).
Todas as ameaças citadas conduzem à degradação dos ecossistemas costeiros e marinhos e à perda de biodiversidade.
OUTRAS LIGAÇÕES IMPORTANTES
ONU
World Oceans Day
UN World Oceans Day
UNESCO
World Oceans Day