O turismo é um pilar da economia azul e deve apoiar o desenvolvimento sustentável. A indústria de cruzeiros e o turismo de expedição potenciam a diversificação económica de países e regiões.
Angola acolhe o Primeiro Encontro Temático sobre Indústria de Cruzeiros – Turismo de Expedição. O evento realiza-se na Escola de Administração e Politicas Públicas (ENAPP) em Luanda, no dia 14 de setembro.
O turismo é um pilar da economia azul e deve apoiar o desenvolvimento sustentável. A indústria de cruzeiros e o turismo de expedição potenciam a necessária diversificação económica de países e regiões.
O turismo marítimo ou turismo de cruzeiros tem registado crescimento global, oferecendo benefícios económicos às regiões costeiras, nomeadamente através das receitas provenientes dos consumos dos passageiros e dos tripulantes; da aquisição de alimentos e outros suprimentos pelas companhias de cruzeiros; e do pagamento de taxas portuárias e de serviços.
O turismo marítimo ou turismo de cruzeiros inclui o transporte marítimo de passageiros e as atividades relacionadas com o transporte marítimo e fluvial. A cadeia de valor desta área inclui a oferta de gastronomia e de comércio aos cruzeiristas; os transportes e excursões, incluindo serviços de táxi, serviços de transporte público e privado, serviços de agências de viagens e outras organizações; os serviços técnicos especializados aos navios; a gestão portuária, incluindo pilotos da barra, reboques, taxas portuárias e outros serviços; e os agentes de navegação e outros prestadores de serviços aos navios e companhias de cruzeiros, nomeadamente abastecimento de combustíveis e provisões.
O turismo de cruzeiros de expedição assume particular importância atualmente, apresentando um crescimento sólido. Este tipo de turismo é realizado em navios pequenos e robustos, com capacidade, em média, para cerca de 200 passageiros. Os seus hóspedes querem conhecer destinos pouco comuns, procurando experiências únicas.
Os terminais de cruzeiros representam valor para as regiões e comunidades onde se inserem, nomeadamente valor monetário para os portos e comunidade portuária; desenvolvimento do interface porto/cidade; valor monetário para as regiões (comércio, indústria, serviços, etc.); desenvolvimento social através de programas de ensino e formação; e criação de emprego em várias áreas.
O turismo sustentável tem prioridade. A perceção de “sucesso” no turismo já não se apoia apenas na vertente económica; está em curso uma mudança de paradigma que exige maior foco nos pilares ambientais e socioculturais da sustentabilidade. O sucesso não deve ser avaliado apenas pelo número de visitantes, empregos e receitas, mas sim de uma perspetiva holística, que considera os impactos positivos e negativos que o turismo pode trazer para os destinos.
Entre as várias soluções para promover a sustentabilidade do turismo, procurando a sua dispersão no espaço e no tempo, destacam-se a distribuição dos visitantes por áreas alargadas, promovendo o desenvolvimento regional de áreas adjacentes aos tradicionais pontos de atração; a redução da sazonalidade, inovando e desenvolvendo novos produtos de turismo; a facilitação da mobilidade dos visitantes melhorando as infraestruturas de comunicação; e o desenvolvimento de pessoas qualificadas com competências sociais e digitais.
Estes e outros temas serão abordados em profundidade, distribuídos pelo programa que se apresenta de seguida.
Primeiro Encontro Temático sobre Indústria de Cruzeiros – Turismo de Expedição
PROGRAMA DO EVENTO
01 | INDÚSTRIA DE CRUZEIROS
Caracterização da indústria de cruzeiros global
Importância e crescimento dos cruzeiros de expedição
Valor do turismo de cruzeiros
02 | TERMINAIS DE CRUZEIROS
Valor estratégico dos terminais de cruzeiros
Projeto e equipamento de terminais de cruzeiros
Competitividade de portos de cruzeiros
03 | TURISMO DE CRUZEIROS SUSTENTÁVEL
Desenvolvimento sustentável - economia, pessoas e ambiente
Impacto do turismo de cruzeiros nas regiões costeiras
Estratégias de turismo sustentável
04 | EMPREGO E CARREIRAS EM NAVIOS DE CRUZEIROS
Profissões em navios de cruzeiros
Ensino e formação para navios de cruzeiros
O evento é organizado pelo Instituto Portuário Marítimo (IPMKDC), com a colaboração do Centro de Competência ECONOMIAAZUL. A participação é gratuita mas condicionada a inscrição prévia.
Para mais informações e inscrições, contacte:
Email: instportmarkdc@gmail.com
Telf.: +244 222043010 / +244 930950674
WhatsApp: +244 930950674