A 2ª Edição do Programa de Liderança em Economia Azul (PLEA), devidamente adaptado à realidade de Angola, está em curso nas instalações da ENAPP – Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (Luanda).
O programa de capacitação em economia azul conta com a presença de 23 quadros superiores angolanos, da administração pública e do setor privado.
Esta iniciativa tem como objetivo apoiar o desenvolvimento da economia azul de Angola, promovendo o aproveitamento económico sustentável das atividades tradicionais e emergentes da economia do mar.
Os participantes nesta ação de capacitação irão assimilar um “sistema operativo azul”, que lhes permitirá ver com clareza e decidir com confiança – uma licença de "condução" azul – para planear e administrar; para gerir uma equipa ou região; e para avaliar um investimento ou implementar um projeto.
O evento marca o início da internacionalização do Programa de Liderança em Economia Azul (PLEA), no seguimento do sucesso alcançado na 1ª Edição, realizada em Lisboa, em abril deste ano. Está planeada a realização de ações semelhantes a curto prazo, em São Tomé e Príncipe e em Moçambique.
Economia Azul em Angola
É atualmente reconhecido que o potencial da economia azul angolana é subaproveitado, embora contribua já significativamente para o respetivo PIB, em particular pelo peso da indústria do petróleo e gás. A indústria pesqueira e o transporte marítimo ocupam também lugares de destaque.
Em agosto de 2019, por Despacho do Presidente da República de Angola, foi criada a Comissão Multissectorial para os Assuntos do Mar, com o objetivo de elaborar a Estratégia Nacional para o Mar de Angola (ENMA) e o respetivo Plano de Ação, bem como o Ordenamento do Espaço Marinho (OEM). A ENMA continua atualmente em desenvolvimento, com foco na diversificação da economia e na segurança alimentar.
3ª Edição do Programa PLEA
Na 3ª Edição do Programa PLEA, a realizar em Lisboa durante o mês de julho 2022, além dos conteúdos programados, irá também ser partilhada informação sobre a situação atual e perspetivas de futuro da economia azul em Angola. Serão também apresentadas as conclusões da 2ª Edição do PLEA e identificadas oportunidades empresariais, com o objetivo de promover a colaboração entre investidores e entidades portuguesas e angolanas.
As inscrições para a 3ª Edição do Programa PLEA, confirmadas até 31 de maio, beneficiam de desconto de 20% Early Bird.
Saiba mais seguindo a ligação abaixo.
🔽