NAVEGAR NO FUTURO DAS QUALIFICAÇÕES MARÍTIMAS – Que oportunidades e Desafios para a Sociedade e quais os contributos da Defesa?
“Qualificações na Defesa e Sociedade: Construir Sinergias || Criar o Futuro” é o mote de lançamento da 1ª edição do Seminário Defesa e Sociedade, promovido pela Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional.
Nos dias 21 e 22 de novembro, entidades da Defesa Nacional e sociedade civil juntaram-se no Instituto da Defesa Nacional, para debater e refletir sobre as oportunidades e os desafios relacionados com a formação profissional nas Forças Armadas e as sinergias possíveis com a sociedade.
Álvaro Sardinha, fundador e CEO do Centro de Competência ECONOMIAAZUL realizou uma apresentação de visão e participou em debate, lado a lado com a Marinha Portuguesa; a Autoridade Marítima Nacional; o FOR-MAR; e a DGRM. O painel foi moderado por Vítor Gonçalves, jornalista RTP.
A apresentação de Álvaro Sardinha focou os seguintes pontos:
Perfis militares: Regimes RV/RC/RCE/QP
Tendências e oportunidades azuis (todos os ramos)
Competências técnicas e competências sociais
Conversão e transição profissional para a marinha mercante
Soluções efetivas: Via Azul para Carreiras Azuis
Concluiu ainda que o caminho se faz através da identificação das profissões e competências do futuro; da harmonização curricular; do reconhecimento de qualificações; e da equiparação de carreiras. Finalizou, sublinhando que existe muito mais o que nos une, do que aquilo que nos separa.
Saiba mais seguindo a ligação ⬇️
O evento foi dinâmico e revelador, como testemunham algumas intervenções registadas em vídeo:
⌚ 1:34:00 carreiras azuis
⌚ 2:37:20 requisitos e certificação
⌚ 3:02:30 oportunidades na economia azul
⌚ 3:12:00 parceria para contratar militares
⌚ 3:18:00 mobilidade de marítimos
⌚ 3:19:40 reconhecimento de certificações
⌚ 3:30:40 condições de trabalho a bordo
Saiba tudo na gravação vídeo do evento ⬇️