A ZEE com maior área pertence aos Estados Unidos, ocupando um espaço equivalente a 137 X Portugal Continental. Segue-se a França, Austrália, Federação Russa, Nova Zelândia e Reino Unido.
Áreas das Zonas Económicas Exclusivas (ZEE)
De acordo com a plataforma MarineRegions:
A maior ZEE pertence aos Estados Unidos, com uma área equivalente a 137 X Portugal Continental. Segue-se a França, Austrália, Federação Russa, Nova Zelândia e Reino Unido;
A ZEE de Portugal ocupa o 20º lugar no ranking dos países com maiores áreas, tendo esta um espaço equivalente a 19 X a área de Portugal Continental;
A ZEE de Cabo Verde alcança o 36º lugar no ranking referido, ocupando um espaço equivalente a 9 X a área de Portugal Continental.
Zona Económica Exclusiva (ZEE)
A ZEE constitui uma zona situada além do mar territorial e a ele adjacente, que se estende até 200 milhas náuticas, da linha da costa a partir da qual se mede a largura do mar territorial.
Na ZEE, o Estado costeiro tem direitos de soberania para fins de exploração e aproveitamento, conservação e gestão dos recursos biológicos e minerais, das águas sobrejacentes ao leito do mar, do leito do mar e no seu subsolo. Tem também direitos de soberania no que se refere a outras atividades relacionadas com a exploração e aproveitamento da zona para fins económicos, como a produção de energia a partir da água, das correntes e dos ventos.
Tem ainda jurisdição, no que se refere à colocação e utilização de ilhas artificiais, instalações e estruturas; investigação científica marinha; proteção e preservação do meio marinho; e outros direitos e deveres previstos na Convenção UNCLOS (CNUDM). De sublinhar que, nesta área, qualquer outro Estado goza do direito de navegação e sobrevoo, cabendo-lhe ainda, a liberdade de instalação de cabos e dutos submarinos.
Plataforma MarineRegions.org
A plataforma MarineRegions.org constitui um sistema de informação geográfica, indispensável para a gestão dos espaços marítimos, permitindo a pesquisa e apresentação de dados relacionados com o mar territorial, zona económica exclusiva, águas arquipelágicas, entre outros.
A informação é disponibilizada na forma de mapas e de dados alfanuméricos, resultando da partilha de conhecimento de fornecedores de dados globais, europeus, regionais e nacionais e de especialistas relevantes.
A plataforma MarineRegions.org é gerida pelo Flanders Marine Institute.