A academia EconomiaAzul oferece a partir de hoje formação à distância em ambiente e-learning. O primeiro módulo é gratuito.
A academia EconomiaAzul oferece a partir de hoje formação à distância em ambiente e-learning. O primeiro módulo é gratuito.
Assente na experiência adquirida em ações presenciais da Formação Economia Azul: a nova Economia do Mar e no desenvolvimento de uma base de conhecimento azul, a academia EconomiaAzul lançou hoje a opção de formação à distância em plataforma e-learning. Neste modelo, os alunos podem aceder à formação ao seu ritmo, quando e onde quiserem, sem barreiras geográficas ou fusos horários.
A formação e-learning oferece flexibilidade temporal, adaptando-se aos tempos livres, calendário e objetivos de cada aluno. Permite também o acesso a alunos em localizações remotas e onde não se realizam ações de formação presenciais. Não existindo horários rígidos, os alunos têm oportunidade de estudar, refletir e procurar informação adicional ao seu próprio ritmo, integrando a aprendizagem com outras fontes sugeridas na própria plataforma.
Os conteúdos apresentados são dinâmicos, apelativos e fáceis de assimilar, incluindo textos, imagens, vídeos e questionários. Os alunos têm acesso ao manual de formação e a toda a documentação referenciada, recebendo certificado de participação.
A formação é modular estando já disponíveis duas unidades. A primeira é gratuita e sublinha a importância da Economia Azul na sociedade atual. Adicionalmente, caracteriza a organização da formação, apresentando uma aula modelo e identificando a documentação a que os alunos terão acesso. O segundo módulo de formação foca-se na definição de economia azul; na sua diferenciação da economia do mar; na medição dos seus benefícios económicos, ambientais e sociais; no estabelecimento e análise de contas e indicadores do mar; e na comparação de dados de múltiplos países.
Até ao final do ano, está previsto o lançamento de novos módulos de formação, em áreas que incluem o direito do mar, direito marítimo, política e estratégia, comunicação do oceano, ordenamento do espaço marítimo, alterações climáticas, poluição do oceano, economia azul na União Europeia e no mundo, ensino e literacia do oceano, entre outros.
A Formação Economia Azul: a nova Economia do Mar tem como objetivo partilhar conhecimento sobre a economia azul e a economia do mar, nas áreas do direito, da economia, da gestão e da comunicação, oferecendo uma visão 360º sobre os seus atores, oportunidades e desafios, utilizando uma linguagem acessível e motivadora. Destina-se ao público em geral, profissionais e estudantes, com especial destaque para quadros intermédios e superiores, empresários, professores, gestores municipais, jornalistas, políticos, advogados, engenheiros, e outras áreas profissionais.